Quais os principais problemas causados pelo descarte incorreto de seus resíduos

Já parou para pensar que esse calor sufocante, essas inundações que estão ocorrendo no nosso país tem uma parcela de contribuição sua? Como sabemos, um dos grandes desafios ambientais da modernidade é a grande quantidade de resíduos gerados pela população. Apesar das inúmeras campanhas em prol da sustentabilidade, ainda não há uma conscientização adequada quanto à maneira correta de destinar esses resíduos de modo correto para que não prejudiquemos o meio ambiente. Alagamentos e inundações, aumento da poluição, aumento de emissão de gases de efeito estufa com impacto direto no aumento da temperatura do planeta, desperdício de recursos públicos, desvalorização de imóveis, obstrução de vias públicas, prejuízos ao turismo e transtornos com saúde pública são apenas alguns dos principais problemas causados pelo descarte incorreto dos resíduos gerados pelas populações no seu dia a dia. A geração de resíduos aumenta proporcionalmente ao ritmo do consumo por parte das populações. Quanto mais produtos são adquiridos, mais embalagens os acompanham.

Disso resulta maior degradação dos recursos naturais não renováveis, além do aumento expressivo do volume de resíduos. As pessoas geram resíduos desde a hora que acordam até a hora em que vão dormir, todos os dias, pois de quase todas as ações realizadas no nosso cotidiano, sobram materiais que perderam a utilidade ou que simplesmente já não queremos mais e, por essa razão, os descartamos. Na correria do dia a dia, nem nos damos conta do enorme volume de resíduos que geramos e temos a falsa impressão de que ele desaparece quando o colocamos para fora de casa para que seja coletado. Entretanto, esses resíduos não desaparecem como imaginamos. São levados, na melhor das hipóteses, para aterros sanitários ou cooperativas de reciclagem, mas, infelizmente, em muitos lugares, ainda são depositados em lixões a céu aberto, algo totalmente inadequado, insalubre e ilegal. Com a expansão demográfica e a manutenção dos hábitos de consumo, em um futuro muito próximo a humanidade experimentará o esgotamento dos recursos naturais. Nessa conjectura, é preciso fomentar medidas educativas que estimulem a adequação de novos hábitos individuais em prol do bem-estar da coletividade e da viabilidade da vida no planeta.

Logo, esse é um desafio imposto a todos: desenvolver hábitos de consumo mais sustentáveis, que visem afetar minimamente os recursos naturais. Essa postura perpassa pela necessidade de trabalhar o desperdício e de reduzir o consumo excessivo e, consequentemente, a geração de resíduos. Igualmente importante é estimular, no nível social, esse compromisso com a manutenção da vida, a fim de que as próximas gerações tenham um exemplo a ser seguido. Esse pode ser um caminho possível para harmonizar nossa relação com o planeta, promover a saúde ambiental e coletiva e assegurar a sua capacidade sustentável. Nessa perspectiva, não basta apenas repensar formas mais conscientes de descarte de resíduos, mas é vital priorizar maneiras mais seguras de reutilizar e reciclar já que existem inúmeras soluções para essas práticas. Faça a sua parte o planeta e as futuras gerações agradecerão.

Compartilhe o Post: