Grandes produtores estão adotando no Brasil práticas para transformar resíduos em novos produtos e impulsionar a economia circular.
E nós, pequenos consumidores, o que podemos fazer?
A resposta está na aplicação, em nosso dia a dia, de dois conceitos muito usados hoje em dia para fomentar o reaproveitamento de materiais que seriam simplesmente descartados e de objetos usados que, para nós, já não tem mais serventia.
O primeiro conceito é o de UPCYCLING, nome dado a técnica que consiste em, com criatividade, dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado, sem degradar a qualidade e composição desse material.
Apesar de não ser uma prática nova, nos últimos tempos está em moda no universo sustentável.
Essa prática reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em aterros sanitários, diminui a necessidade de exploração de matéria prima para geração de novos produtos, menos petróleo explorado, menos árvores derrubadas, menos minérios extraídos da natureza, proporcionando uma economia significativa de água e de energia. Essa prática é um dos grandes exemplos do conceito de Economia Circular, que propõe que resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos e, que está ao alcance de todos nós.
Outra grande vantagem do UPCYCLING é que ele incentiva o conceito do “FAÇA VOCÊ MESMO” (DO IT YOURSELF), que nada mais é do que estimular as pessoas a fazerem coisas com as próprias mãos ao invés de comprarem novos produtos.
Dicas de DIY e UPCYCLING para móveis e decoração
Com criatividade é possível transformar móveis e itens antigos em peças únicas e sustentáveis, com a sua personalidade (Natasha Olsen).
Consumir de forma consciente e aproveitar ao máximo aquilo que já temos são atitudes ótimas para o nosso bolso, nossa saúde mental e para o planeta. Quando se trata de móveis e itens de decoração, essa lógica traz ainda mais benefícios, pois esses produtos devem durar muitos anos e, trazem consigo um pouco da nossa história.
Mesmos quando nossos móveis vão ficando mais antigos ou a gente enjoa um pouco deles é possível usar o DIY e o UPCYCLING para dar uma cara nova ao que já está em nossa casa, permitindo criarmos peças originais a partir de peças e materiais que, de outra forma, seriam descartados.
Pallets e caixotes são exemplos populares que podem ser facilmente transformados em mesas de centro, prateleiras, sofás, estantes, gaveteiros, poltronas reformadas com tecido reciclado, pufes usando pneus velhos e capas de tecido reciclado, entre outros.
A ideia é que os produtos sejam reutilizados, recriados e ressignificados em vez de serem substituídos e descartados, utilizando técnicas simples, como pintura e lixamento, até projetos criativos mais complexos, com desmontagem e reconstrução de peças para novos usos.
Acessórios decorativos
Além dos móveis, os acessórios decorativos são ótimas soluções trazidas pelo DIY e pelo UPCYCLING. Peças menores como luminárias, quadros e porta objetos podem ser criadas a partir de objetos simples como garrafas, latas ou até utensílios de cozinha antigos.
Uma garrafa de vidro pode ser transformada em um vaso de flores, enquanto uma escada de madeira antiga pode se tornar suporte para toalhas ou prateleira para livros ou vasos de plantas.
Para começar seu próprio projeto DIY com UPCYCLING, siga alguns passos práticos:
- Escolha o material: opte por objetos que possam ser transformados como pallets, garrafas de vidro ou de pet, caixotes ou móveis antigos.
- Defina o objetivo: planeje o que deseja criar com a peça, seja um móvel, um acessório decorativo ou algo funcional.
- Prepare os materiais, limpe, lixe e pinte os objetos, se necessário para dar a eles um novo visual.
- Solte a criatividade, combine cores, texturas e acessório que complementem o ambiente.
- Finalize com acabamentos que garantam durabilidade e um toque pessoal.
Aproveite o final de ano e comece seus projetos com uma decoração de Natal sustentável.
Vamos fazer a nossa parte, o nosso planeta agradece.