Especialistas da Reciclagem EP01 | Levi Torres

  1. Quais são os maiores desafios enfrentados pela indústria de reciclagem de RCD atualmente?

O maior desafio para a reciclagem de entulho atualmente é a ausência de uma agenda ambiental por parte das prefeituras e estados. Além disso, há uma cultura resistente quanto ao uso de agregado reciclado, especialmente na sua utilização em pavimentação e na construção civil.

Outro obstáculo são os mais de 3000 lixões existentes no Brasil que concorrem de forma ilegal e clandestina com os locais licenciados e legalizados. Além de crime, comprometem a qualidade da água, do solo e do ar.

  1. Como a conscientização do público sobre a importância da reciclagem de entulho tem evoluído nos últimos anos?

Há uma consciência sobre os problemas ambientais, porém, tanto as construtoras como os órgãos públicos pouco fazem para avançar com mais agilidade. O resultado é um número recorde de lixões no Brasil e o completo abandono por parte das prefeituras e do Governo Federal de uma agenda ambiental que estimule o mercado a destinar e reciclar os resíduos.

A gestão correta dos resíduos é uma iniciativa muito isolada e não é a realidade das construções no Brasil, seja pela dificuldade de o engenheiro não entender o negócio ou até pelo custo. É muito barato gerar entulho, e mais barato ainda transportar

  1. Quais materiais são mais difíceis de reciclar e por quê?

A construção civil cria e inova e em muitos casos inviabiliza e encarece a destinação dos resíduos.

Atualmente os resíduos com maior dificuldade em se reciclar são aqueles misturados. Isso acontece devido a falta de gerenciamento e separação do material na origem, nas obras.

A dificuldade em destinar ou reciclar se dá pela inviabilidade técnica ou financeira, ou seja, é muito caro fazer o tratamento e às vezes impossível devido a contaminação dos materiais.

  1. Como o uso de tecnologia pode melhorar os processos de reciclagem e aumentar a eficiência?

A tecnologia pode elevar a produtividade da construção e das usinas de reciclagem de RCD (Resíduos da Construção e Demolição), sobretudo quando reduz o esforço operacional e auxilia a mão de obra na separação e gerenciamento dos resíduos.

Um exemplo disso são os equipamentos dotados com sopradores, sugadores e leitura ótica com limpeza, separação e até classificação dos resíduos. Essas tecnologias têm o potencial de substituir os esforços humanos na triagem e focar energia no negócio.

  1. Qual é o papel das políticas governamentais no fortalecimento da reciclagem? Há algo que você acredita que poderia ser melhorado?

Considero que há um significativo avanço em conhecimento e conteúdo sobre a reciclagem de entulho no Brasil nesses últimos dez anos. A Abrecon tem pautado a inteligência nos projetos e a adequação da usina de reciclagem ao universo local, ou seja, não é possível abrir uma unidade de reciclagem de RCD num mercado sem regulação, bem como, não dá pra vender agregado reciclado em regiões com o agregado natural barato.

  1. Quais são as melhores práticas para empresas que desejam implementar programas eficazes de reciclagem?

É importante entender que a destinação correta dos resíduos já atende a todos os critérios ambientais, portanto, o simples fato de separar os resíduos no canteiro de obras já ajuda na destinação do material.

Outro fator importante para implementar um plano audacioso para a destinação correta dos resíduos é o planejamento dos materiais e da mão de obra. O planejamento minucioso da obra tem o potencial de economizar dinheiro, mão de obra e tempo.

  1. Como a reciclagem pode ajudar a reduzir a pegada de carbono de uma cidade ou comunidade?

A reciclagem poupa energia, recursos naturais e estimula a geração local de trabalho, emprego e renda.

  1. Você acredita que o modelo de economia circular está sendo implementado de forma adequada? Quais seriam os próximos passos?

Não há nenhuma iniciativa plausível no segmento de resíduos da construção e demolição, muito menos atitude da indústria da construção para desenvolver ferramentas no sentido de uma economia verde e circular.

  1. Quais são os mitos mais comuns sobre reciclagem que precisam ser desmistificados para o público?

Há uma ideia de que não há locais para reciclar entulho em São Paulo e no Brasil. O mito está assentado na condição de as pessoas não verem notícias sobre o ramo e não entenderem o negócio. Muitas políticas públicas são construídas com um base informacional muito frágil e sentenças equivocadas sobre o produto e o processo.

  1. Que conselhos você daria para indivíduos e famílias que desejam começar a reciclar de maneira mais eficaz em suas casas?

Antes da obra ou reforma, reserve um tempo para o planejamento e discuta com o responsável uma forma de usar materiais sustentáveis ou passíveis de fácil destinação

Compartilhe o Post: