Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Saiba como a Rafa Resolve nasceu

Conheça a nossa história na logística reversa de embalagens pós-consumo da construção civil.

Sabe quando algo tem tudo para acontecer e dar certo? Foi assim com a Rafa Resolve. Ela nasceu dentro de um conglomerado de empresas que possuem um ambiente altamente favorável e com todos os processos da cadeia do ciclo dos resíduos da construção civil. Entenda melhor a seguir.

Ambiente favorável

Para que entenda a história da Rafa Resolve com a logística reversa, primeiro é preciso compreender que o ciclo do resíduo tem dois tipos de consumidores: 

  • O grande gerador, representado por construtoras e empreiteiras,
  • Pequeno consumidor, pessoas que fazem obras e reformas em casa. 

Ao utilizar os produtos nas construções, os resíduos têm dois destinos: um ambientalmente correto, no qual é reciclado ao final, ou um incorreto, indo parar em um aterro sanitário. 

No modelo ideal, esses resíduos precisam ser transportados, seja em caçambas ou em coleta fracionada, uma metodologia de coleta para pequenos volumes. Na Rafa Resolve, esse modelo de coleta fracionada é realizado por um sistema inteligente que possui em seu algoritmo um cálculo de otimização de rota viabilizando a operação. 

Após a coleta, esses resíduos seguem para uma ATT, área de transbordo e triagem, onde são separados e destinados para usinas de beneficiamento. Vale lembrar que existem usinas para cada tipo de material

Toda essa cadeia de embalagens pós-consumo da construção civil está dentro deste conglomerado de empresas, que conta com a Rafa Entulhos, maior transportadora de resíduos, que trabalha com coleta e transporte, e a Luca Ambiental, que possui o conglomerado de ATT e usinas de beneficiamento. E foi dentro deste cenário que a Rafa Resolve nasceu.  

Oportunidade de mercado

A Rafa Resolve identificou a necessidade das indústrias de conseguirem rastrear para onde iam as suas embalagens, já que após a compra ela era pulverizada pelo mercado. 

Para fazer essa busca da embalagem no consumidor final, a indústria teria uma operação custosa e que não se pagaria. A Rafa Resolve, como já estava dentro deste conglomerado, tinha as embalagens pós-consumo da construção civil dentro da sua operação de ponta a ponta. 

E ela não parou por aí, essa foi a ação que deu start ao projeto, conheça os outros programas

Quando foi instituído que para as indústrias conseguirem realizar o licenciamento das suas operações, elas precisavam comprovar que aplicavam a logística reversa, começou a nascer uma demanda de mercado em busca dessa solução. 

A Rafa Resolve analisou esse cenário e viu uma grande oportunidade, pois já coletava essas caçambas e tinha as embalagens em mãos.  

Foi aí que a empresa começou a viabilizar uma série de seus programas. A Rafa Resolve começou a entender o volume de embalagens de determinados produtos, quem era o fabricante, perfil do consumidor que fazia o descarte, etc. 

Para oferecer esse serviço por todo o Brasil, a Rafa Resolve também se uniu a alguns parceiros, os quais são chamados de entrepostos. Eles são como filiais que aplicam a metodologia da empresa, e utilizam o sistema e inteligência de negócios da Rafa Resolve. 

Os serviços da Rafa Resolve são formatados para que a empresa aplique a logística reversa para a indústria. Foi nesse processo que surgiu a metodologia CRRT, que é captar, receber, rastrear e transformar, na qual é feito tudo o que a indústria necessita para uma logística reversa completa.