CONSUMISMO | PASSIVO AMBIENTAL

consumismo

Alimentação, higiene, vestuário, lazer, transporte, mobiliários, eletrônicos, construção civil, atividades esportivas e profissionais. Todas essas ações geram algum tipo de impacto ambiental ou passivo ambiental. Desde o momento em que nascemos até o presente dia, estamos consumindo cada vez mais e gerando o “nosso” passivo ambiental.

consumismo

O nosso planeta vive a Era do Consumismo. Ouvimos falar em pegada de Carbono, emissões de gases de efeito estufa, créditos de Carbono, esgotamento das reservas naturais, aquecimento global e por aí vai.

As gerações mais novas culpam as gerações mais antigas que, segundo eles, são as causadoras de tudo o que está ocorrendo nos dias atuais.

Outro dia, presenciei o seguinte diálogo na fila de um supermercado, onde o caixa dizia a uma senhora que ela deveria trazer suas próprias sacolas para levar as compras, uma vez que as sacolas plásticas não são “amigas” do meio ambiente.

A senhora então pediu desculpas e disse que antigamente não existia essa “onda” verde.

O caixa então respondeu que esse é exatamente o problema hoje, a sua geração não se preocupou o suficiente com o nosso meio ambiente.

Você está certo respondeu a senhora. As gerações antigas não se preocuparam adequadamente com o meio ambiente.

Antigamente, as garrafas de leite, de refrigerante, cerveja e outras eram devolvidas aos mercados que as mandavam de volta para suas respectivas fábricas, para suas reutilizações.

As fraldas dos bebês eram lavadas, porque não existiam fraldas descartáveis; a secagem era feita por nós mesmos, utilizando energia solar e eólica que realmente secavam nossas roupas.

Na cozinha, tudo era feito manualmente pois não existiam aparelhos elétricos que fazem tudo por nós. Quando enviávamos algo frágil pelo Correio, usávamos jornais velhos como proteção e não plástico tipo bolha que demora séculos para degradar. Antigamente não se usava cortadores de grama elétricos ou a gasolina, o cortador utilizado exigia músculos, era um exercício extraordinário e não precisávamos ir a uma academia e usar esteiras elétricas para nos exercitar.

Bebíamos agua diretamente das fontes em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora poluem os oceanos, já sendo encontradas nos estômagos dos animais marinhos.

plástico

Teríamos uma lista de comparações intermináveis, então não é incrível que as atuais gerações falem tanto em “onda verde”, mas não abrem mão de nenhuma modernidade que lhes proporcionam um conforto efêmero e passageiro, não sustentável como antigamente?

(Texto adaptado de autor desconhecido)

Fala-se em reciclagem, mas não lembram que nosso Planeta não é reciclável, suas fontes de recursos são finitas.

Já passou da hora de repensarmos em diminuir o consumismo, termos atitudes sustentáveis, ainda dá tempo de preservar nosso Planeta para a atual e para as futuras gerações. Pense nisso, a mudança começa em nós mesmos, em nossos hábitos.

O Planeta Terra agradece.

catástrofe

Compartilhe o Post: