Estrutura necessária para a prática da logística reversa

Afinal, o que está por trás da logística reversa para embalagens pós-consumo da construção civil?

Engana-se quem pensa que o processo da logística reversa para embalagens pós-consumo da construção civil é simples. É preciso toda uma estrutura para conseguir realizar esse processo com eficácia e segurança. A Rafa Resolve conta com uma estrutura de mão de obra e tecnologia avançada para um atendimento de qualidade. 

A primeira etapa é a captação dos resíduos e, para realizar essa coleta com eficácia e economia, a Rafa Resolve conta com duas metodologias diferentes para atender os consumidores de grande porte e pequeno porte. 

Captação

Consumidores de grande porte: além de disponibilizar equipamentos de armazenamento de resíduos, que dependem do tipo de volume e embalagens geradas, a Rafa Resolve oferece treinamento para os responsáveis pela administração dos resíduos gerados para a otimização da operação. 

Consumidores de pequeno porte: a Rafa Resolve conta com um complexo logístico formado por parceiros que aproveitam as viagens de entrega para os consumidores para captarem as embalagens pós-consumo da construção civil. 

Recebimento

Consumidores de grande porte: os resíduos vão para os centros de recebimento da Rafa Resolve, que têm capacidade para receber e triar de 10 mil a 40 mil toneladas por mês. São seis centros de recebimentos concentrados na região metropolitana de São Paulo e centenas de entrepostos espalhados pelo Brasil. 

Consumidores de pequeno porte:  há postos de entrega voluntários espalhados por todo o Brasil, nos quais as embalagens coletadas são direcionadas para os centros de recebimento mais próximos para a viabilização do procedimento de rastreamento e transformação das embalagens. 

Rastreamento 

A Rafa Resolve conta com um sistema próprio que categoriza as embalagens por perfil de gerador, tipo, marca e produto. Ao chegar na unidade de recebimento, a embalagem é confirmada em relação a quantidade e tipos de resíduos para dar entrada no estoque, mantendo assim a rastreabilidade. 

Transformação

Na última etapa do processo, acontece um estudo sobre qual é o caminho mais sustentável para as embalagens coletadas. A Rafa Resolve possui um time técnico que faz o estudo de viabilidade da reciclagem para cada tipo de embalagem. 

Viu só como o processo da logística reversa para embalagens pós-consumo da construção civil é complexo e requer estrutura e equipe capacitada? São investimentos em tecnologia para a criação de sistemas inteligentes, equipes de operações especiais, pátios de recebimento, e análises laboratoriais. Aliado a toda essa estrutura, a Rafa Resolve ainda conta com mais de 20 anos de expertise em resíduos, buscando soluções inteligentes para oferecer uma destinação economicamente viável, ambientalmente segura e socialmente justa.